Americana terá shopping center de R$ 150 milhões
sexta-feira, 3 de janeiro de 2014A administradora de shopping centers 5R investirá R$ 150 milhões na construção do Praça Americana Shopping, empreendimento que será levantando em um terreno na Avenida Brasil, em Americana, ao lado do hipermercado Walmart. Com estimativa de geração de 1,5 mil novos empregos na primeira fase do projeto e outros 2,4 mil na segunda etapa, o espaço terá 180 lojas em 80 mil metros quadrados de construção, além de estacionamento para 1,7 mil vagas, cinema e praça de alimentação. O anúncio foi feito ontem pela manhã, em evento no CCL (Centro de Cultura e Lazer).
Em fase de conclusão dos projetos executivos, o início das obras está previsto para o final do ano, com expectativa de entrega e inauguração durante o primeiro semestre de 2015. Tanto o prédio onde o shopping estará efetivamente instalado como o estacionamento terão dois pisos. Depois da entrega da primeira fase, o empreendimento terá possibilidade de expansão. A 5R conta ainda com outros três shoppings no país, um deles em Rio Grande do Sul, na região metropolitana de Porto Alegre, e dois na região do Triângulo Mineiro, em Uberaba e Uberlândia.
O diretor da administradora do shopping, Carlos Felipe Fuclher, destacou que a escolha de Americana para o investimento teve motivação na expansão econômica do município, a renda per capita e ausência de shoppings centers no município. "O hábito dos americanenses é ir a Campinas ou outras cidades próximas, mas a construção de um shopping aqui convém com o poder de compra da população", avaliou. Ele também classificou o empreendimento como de médio-grande porte.
Antes da escolha pelo terreno na Avenida Brasil, diversos outros espaços foram avaliados, segundo Fuclher, mas a revitalização da via, agraciada pelo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), e recursos do município "conquistaram" os investidores, acrescentou. "Estamos estudando o investimento em Americana há mais de um ano. Conversamos com proprietários e escolhemos a avenida", disse. A opinião foi compartilhada pelo prefeito Diego De Nadai (PSDB). "É o local ideal", disse o chefe do Executivo, durante o anúncio do empreendimento.
Apenas de área destinada à locação por lojistas serão 33 mil metros quadrados. Ainda não foram definidas quais serão as lojas-âncoras do shopping, mas o diretor da 5R espera divulgar as primeiras marcas que atuarão no condomínio já no próximo semestre. Ele ainda negou que tenha havido incentivo fiscal por parte da Prefeitura para a instalação em Americana.
O Liberal
