Rio de Piracicaba entra em situação de 'emergência' durante madrugada

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

O nível do Rio Piracicaba (SP) chegou a 4,22 metros às 4h da madrugada desta segunda-feira (14), com vazão de 459,59 metros cúbicos de água por segundo chegando à estado de emergência, segundo o sistema de monitoramento do rio.

Depois de atingir esse pico, o nível do rio começou a baixar. Às 11h50 dessa segunda o nível do rio baixou para 3,85 metros, com uma vazão de 390,5 metros cúbicos por segundo e voltou ao estado de alerta.

Segundo o Departamento de Águas e Energia Elétrica (Daee), o nível médio do Rio Piracicaba entre 2001 a 2012 foi de 2,86 metros para o mês de janeiro. Isso significa que nesta madrugada o rio ficou 1,36 metro acima da média.

O nível do rio é monotirado da seguinte forma pelo Daee: quando o rio atinge 3,2 metros, ele entra em estado de atenção, 3,7 passa para estado de alerta. Ao alcançar 4,2 metros atinge estado de emergência.
Segundo o sistema de pesquisa, o extravasamento do rio acontece após atingir 4,70 metros. O secretário executivo da Defesa Civil Carlos Alberto Razzano informou que a situação está sendo monitorada e que as equipes estão de prontidão para atuar em eventuais ocorrências.

Na tarde deste domingo (13), o nível do Rio Piracicaba atingiu 3,9 metros com vazão de 400 metros cúbicos de água por segundo, o que deixou a Defesa Civil em estado de atenção para transbordamentos e alagamentos de áreas ribeirinhas.

Por: G1.com.br