Qual significado da Páscoa?

quinta-feira, 28 de março de 2013

A Páscoa não é uma época de ovos de Páscoa, apenas. O real sentido da Páscoa ultrapassa o apelo comercial da data, explorado pelas marcas de chocolate, colombas pascoais e pelo turismo de feriado.
Publicidade
Tanto para os judeus quanto para os cristãos, a palavra Páscoa significa "passagem".Os Judeus comemoram na Páscoa a fuga do povo de Israel da escravidão do Egito. A Páscoa judaica é comemorada no princípio do décimo quinto dia de Abide ou Nisã, com a refeição sacrificial. A refeição é composta por cordeiro ou um cabrito inteiro assado, acompanhado de ervas amargas e pães sem fermento, pratos que têm representação dentro da história do povo.
Para os cristãos, a Páscoa é sinônimo da passagem de Cristo da morte para a vida. A Semana Santa católica se inicia no domingo de Ramos, com a chegada de Jesus a Jerusalém e termina no domingo de Páscoa. Cada dia da Semana Santa representa uma passagem na vida de Jesus e no seu martírio, morte e, gloriosamente, ressurreição da carne.
As principais datas nesta semana são: domingo de Ramos, com a chegada de Jesus a Jerusalém; quinta-feira santa, data da instituição da eucaristia e do lava pés; sexta-feira da Paixão de Cristo, ocasião de sua morte na cruz e o domingo de Páscoa, quando as mulheres perceberam que Jesus havia ressuscitado. Os cristãos acreditam que Jesus morreu para tirar os pecados do mundo.

Feliz Pascoa a todos!