Valor do condomínio sobe 9,5% em Piracicaba
domingo, 17 de março de 2013Acompanhando o movimento observado em todo o Estado, os valores do condomínio em Piracicaba tem subido nos últimos anos. Segundo o Icon (Índice de Custos Condominiais) divulgado pelo Secovi (Sindicato da Habitação de São Paulo), o preço médio praticado em fevereiro foi de R$ 227,94, um aumento de 9,5% em relação ao mesmo período de 2012, de R$ 208,16. No acumulado de todo o ano passado, a alta foi de 7,4%, bem próxima da inflação medida pelo IGP-M, que acumulou variação positiva de 7,82% em igual intervalo.
Na avaliação do diretor regional do Secovi, Angelo Frias Neto, esses aumentos são explicados principalmente pelos salários dos trabalhadores, que representam mais da metade do custo. A participação dos salários nos condomínios, que era de 57% em 2007, passou para 62% este ano. Em segundo lugar, aparecem as tarifas de energia, água e gás, cuja representatividade sobre as despesas totais passou de 19,4% para 16,4%. E, em terceiro, estão os gastos com equipamentos, que permaneceram praticamente estáveis, na faixa dos 18%.
Segundo Frias, o pleno emprego e o crescimento da economia brasileira justificam as maiores variações nos salários, ao mesmo tempo em que o desenvolvimento tecnológico possibilita uma redução dos outros custos.
Jornal de Piracicaba