Condomínios investem em tecnologia e zeram roubos

segunda-feira, 6 de maio de 2013

            
Segurança é o item principal que as pessoas procuram quando vão morar em um condomínio, seja vertical ou horizontal. Opções não faltam em Piracicaba, que soma cerca de 400 condomínios, abrigando algo em torno de 19 mil famílias. E a boa notícia é que realmente essas moradias são mais seguras. Hoje, segundo o Sindicond (Sindicato dos Condomínios de Prédios e Edifícios Comerciais, Industriais, Residenciais e Mistos Intermunicipal do Estado de São Paulo), a taxa de criminalidade beira a zero. Bem diferente das décadas de 1999 e 2000, quando aconteciam até seis roubos por semana na região. A diferença? Investimento em tecnologia e pessoal.


            Investimento que vale a pena, segundo o administrador de condomínio, Rudinei Nadalini. “O recurso investido é irrelevante, mas válido e essencial. Acredito que deveria se investir muito mais nisso para ter trabalhadores motivados e preparados”, observou, dizendo que seus funcionários são treinados por empresas especializadas. E é um porteiro treinado que garantirá a eficiência do sistema de segurança tecnológico que inclui cercas elétricas, monitoramento por câmeras dentro e fora do condomínio, portões eletrônicos, e outros itens que tentam manter longe os criminosos.


           No condomínio administrado por Pedro José Valarini, a cerca elétrica é setorizada para que qualquer eventual problema seja detectado o mais rapidamente possível. “Temos 32 câmeras perimetrais, 16 na portaria e colocamos mais duas na frente externa”, contou, destacando que está sendo contratada uma pessoa que será responsável pela observação das imagens o tempo todo. No último ano foram investidos R$ 150 mil na substituição do cabeamento por fibra ótica, troca de dez câmeras e instalação de outras novas. Tudo para melhorar a segurança para proprietários de 152 lotes. “O nosso trabalho é de prevenção”, comentou.

Por: Jornal de Piracicaba