Entrevista de Maurici Scarpari, coach da Junqueira!

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Confira abaixo a entrevista de Maurici Scarpari. Ele faz treinamentos semanalmente com a equipe de vendas e locação  da Junqueira. Confira as ótimas dicas:

“Quem quer ser demitido?”.É com essa pergunta que o site Fire-Me! (MeDemita! em tradução livre) leva funcionários a pensarem duas vezes antes de postarem no Twitter mensagens falando mal do trabalho. A nova ferramenta disponível apenas em inglês e português - foi desenvolvida por brasileiros no Centro de Pesquisas L3S, da Universidade de Hannover, na Alemanha, em parceria com a PUC-Rio, e funciona assim: por meio de palavras-chaves publicadas pelo usuário em sua conta no Twitter, o conteúdo é automaticamente identificado e direcionado ao FireMe!, que o publica na íntegra para quem quiser ler.

O problema aqui é que fica difícil distinguir quem realmente está descontente com o trabalho de quem só quer aparecer.No dia 17 de maio, por exemplo, um usuário postou uma mensagem que dizia “Odeio meu trabalho...Será que vou aparecer no FireMe?”. Descontentamento real ou apenas alguém em busca dos seus 15 minutos de fama, fato é que o FireMe! já está dando o que falar. 

Para Maurici Scarpari, coordenador do curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade Anhanguera, é preciso muito cuidado por parte das empresas que utilizam o FireMe! na procura por potenciais falastrões.

“Esse recurso de rastrear qualquer palavra que se diz sobre uma determinada empresa não é novo, há algum tempo determinadas empresas contratam outras especialistas, ou mesmo implantam departamentos, que visam localizar qualquer comentário virtual que se faça a partir da citação ao seu nome. O Fire-Me! vem como um complemento, pois toda empresa séria preza pelo respeito a sua marca. Entendo que um gestor pode usar tal ferramenta a seu favor para acrescentar, mas se ele for realmente competente e atualizado, verá que sua equipe não terá esse tipo de comportamento nas redes sociais”, apontou.

Segundo ele, o ideal mesmo é que gestores deem abertura aos seus funcionários e colaboradores para constantes conversas a respeito do funcionamento da empresa, pois eles vivem a realidade absoluta. “É evidente que este colaborador insatisfeito jamais deve usar as redes sociais para desabafar questões profissionais. Entendo que toda ferramenta, e em específico esta, deve ser vista como um elemento de auxilio à solução de problemas. O correto é que não se leve qualquer tipo de reclamação, comentário maldoso ou mesmo de duplo sentido e de cunho interno/profissional às redes sociais”, afirmou.

Um ponto que merece destaque é o tipo de mensagem que o funcionário está postando. Em
alguns casos, de acordo com a advogada Fernanda Bazanelli Bini, a empresa pode demiti-lo por justa causa.

“Geralmente as empresas querem que seus funcionários vistam a camisa e esperam que, se estes tiverem que propor melhorias, tais propostas sejam feitas de forma a acrescer os valores da empresa e não denegrir a imagem dela. Nenhuma empresa quer um funcionário vendendo sua imagem de forma inapropriada. Aliás, a própria CLT (Consolidação
das Leis do Trabalho) fala em seu artigo 482, da possibilidade de dispensa por justa causa nos casos de ato lesivo à honra ou à boa fama praticados contra o empregador e superiores hierárquicos, pelo que, o que se coloca em redes sociais por certo tem que ser bem analisado.”

Ainda de acordo com a advogada, alguns casos podem render, inclusive, processo. “Sempre
que o funcionário coloca sua opinião ou mesmo se refere a uma determinada empresa ou mesmo a qualquer pessoa, por certo que, se os envolvidos entenderem que tais menções possam lhes prejudicar de alguma forma, estes se sentirão lesados e terão o direito de pleitear eventuais indenizações mediante uma análise do contexto pelo Judiciário. Ofensas diretas como calúnias, injúrias ou mesmo difamação também são consideradas crimes, pelo que o autor da postagem tem que tomar cuidado na divulgação de seus conteúdos. Há ainda alguns casos de divulgação de imagens internas, fotos sem qualquer autorização em redes sociais, o que pode, sim, gerar descontentamento e eventuais ações por parte dos envolvidos dependendo do enfoque do conteúdo.”

DIVÃ MODERNO

Maurici Scarpari destaca que as redes sociais devem ser vistas como algo de alta exposição
e, por isso mesmo, é preciso atenção na hora de postar qualquer coisa. “Tudo que for postado deve ser muito bem pensado! Essas ferramentas não devem ser usadas como um ‘divã moderno’ onde tudo pode ser dito para ser discutido ou simplesmente para desabafar. Independente do FireMe! ou outros programas e aplicativos, estamos sendo observados em detalhes 24 horas por dia.  O bom senso deve imperar”, ressaltou.

Em mensagem disponibilizada no próprio site, o FireMe! ressalta que todos os tweets republicados ali estão também disponíveis no Twitter e faz um alerta:m “ao invés de nos culpar, tome mais cuidado ao postar suas mensagens!”. E ainda completa: “se você se conscientizou das sua ações no Twitter, então provavelmente você apagou suas mensagens com conteúdo imprudentes. Caso você esteja chateado com a sua presença neste website, nos contacte para que efetuemos a remoção de sua conta no FireMe!”.

A chamada de atenção é válida, mas ainda segundo Scarpari, algumas dicas podem fazer com
que você jamais tenha de passar por isso. “Cuidado ao expor informações pessoais, cuidado aos grupos, comunidades e páginas que curte ou compartilha, cuidado com fotos sociais, opiniões ou mesmo mentiras, isso tudo te compromete. E preze pela ortografia e gramática. Sempre.”.

Por: FLÁVIA SANTUCCI (Jornal de Piracicaba)