Mais 1.089 vagas terão Zona Azul na cidade

quinta-feira, 20 de junho de 2013

            Piracicaba terá, a partir de 1º de julho, mais 1.089 vagas de Zona Azul Digital. A ampliação dos espaços para estacionamento rotativo mediante uso do parquímetro será nas regiões da Paulista, Bairro Alto, Santa Teresinha, Centro, que concentra a maioria das 3.356 vagas já existentes, além da Vila Rezende.

            A expectativa da Estapar, filial da Hora Park em Piracicaba, empresa administradora dos parquímetros, é que com os novos locais haja aumento de em média 80 mil utilizações por mês. Com as novas vagas, a cidade passa a contar com 4.445 pontos parquimetrados e a expansão se deve, segundo a Prefeitura de Piracicaba e a Hora Park, à solicitação de comerciantes destas regiões. “A partir disso, foi realizado um estudo técnico para saber se atendiam à demanda. Os comércios nestes locais têm grande concentração e em Santa Teresinha é pior ainda, tem grande fluxo de veículos também”, destacou o prefeito Gabriel Ferrato (PSDB). O diretor de tráfego da Semuttran (Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes), Jorge Akira, lembrou que as vagas da Paulista não incluirão o bolsão próximo à Estação da Paulista. “Julgamos não ser interessante neste momento”, disse Ferrato, pelo fato de muitos utilizarem o espaço para lazer.

            O diretor da Hora Park, Adelcio Antonini, salientou que as novas vagas contribuirão ainda mais com a rotatividade. “E vai de encontro a uma tendência de todas as cidades de incentivar o transporte público, porém não podemos desprezar o uso do veículo”, afirmou. Ao todo serão mais 35 parquímetros instalados nas novas áreas, totalizando 182 com os 147 já em funcionamento. O investimento será de cerca de R$ 700 mil entre a aquisição dos aparelhos e sinalização necessária.