Comida de Buteco e Drinks são analisados em segunda etapa do Festival Gastronômico

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

A segunda avaliação do júri do 7º Festival Gastronômico de Piracicaba começa nessa sexta (06/09), a partir das 15h30, e segue até sábado (07/09), analisando 37 receitas nas categorias Comida de Buteco e Drinks. Na semana que vem serão avaliados os pratos principais (divididos em cinco categorias) e o resultado final deve ser divulgado a partir do dia 20. O festival é uma realização do Jornal de Piracicaba e da Revista Arraso em parceria com a Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba) e conta com apoio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), Jovem Pan, jornal A Tribuna Piracicabana, programa Opinião Geral e Popin Moving.

Comida de Buteco traz porções de 23 restaurantes participantes e, pela primeira vez, é a categoria mais concorrida do festival. Nas edições anteriores, o posto pertencia ao Prato Principal. “Acredito que essa tendência se deva a outros eventos que dão destaque às porções em todo o Brasil e ainda lembra muito a vontade de poder degustar um tira-gosto em finais de tarde, por exemplo. É uma forma de descontração da rotina da semana, momento de encontro com amigos”, comentou a coordenadora do evento, Tais Helena Lacerda.

Segundo ela, a categoria, no entanto, só é a mais disputada este ano, porque os pratos principais, pela primeira vez, foram divididos em cinco subcategorias. “Comida de Buteco vem crescendo sim, mas temos que considerar que o Prato Principal envolve Prato Cru, Pescado na Brasa, Pescado no Prato, Prato Italiano e Prato à Base de Carne ou Ave. Tanto Prato Principal como Comida de Buteco vêm se destacando”, apontou.

Na categoria Drinks, 14 estabelecimentos disputam o título de melhor bebida. Algumas receitas foram elaboradas especialmente para o festival, que ainda conta com releituras de clássicos coquetéis. As avaliações começam às 15h30 com o Misto Caipira da Fábrica di Pamonha, que participa pela primeira vez do Festival Gastronômico. Para Felipe Assarisse, sócio-proprietário do estabelecimento, o momento não poderia ser mais oportuno. Segundo ele, o objetivo é apresentar a Fábrica di Pamonha e também a tradição do Mercado Municipal, que leva consigo as raízes de Piracicaba.

Depois do Mercadão, o júri segue para a Rua do Porto para avaliar as receitas do Capitão Gancho, Porto das Águas e Porto do Sol. Às 17h30, será a vez dos restaurantes Supper Maravilhoso e Supper Belíssimo, que concorrem com duas receitas cada. Entre 18h30 e 19h15, a comitiva passa pelos estabelecimentos Babbo Giovanni, Montana Steaks, Santa Pizza e Sushi Bamboo. Às 20h, os jurados vão para o Sr. Caneca e, às 20h30, seguem para o Mão de Vaca. Cevada Chop Bar e Água Doce Cachaçaria serão avaliados na sequência e Joe Collins Irish Pub é o último estabelecimento que recebe a comitiva, às 23h30.

segundo dia começa às 14h, quando o júri vai avaliar o coquetel Sal e Grill, do restaurante homônimo. Também fazem parte do itinerário de amanhã os restaurantes O Português, Venda do Chicó, Sr. Café, Chopperia Grisotto, Scenarium Chopperia, Sr. Saldanha, Fassbier, Bem Bahia, Via Vergueiro, Coisas di Buteco, Seu Bar, Tambatajá e On the Rocks.