Região de Piracicaba tem 4 cidades em ranking das 100 com maior IDH
terça-feira, 10 de setembro de 2013Somente quatro das 18 cidades da região de Piracicaba (SP) estão no ranking dos 100 municípios brasileiros com melhor Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), conforme pesquisa divulgada nesta segunda-feira (29) pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). Além de Águas de São Pedro (SP), que ocupa a segunda colocação na lista com 0,854 de média, integram o ranking Nova Odessa (SP), Saltinho (SP) e Piracicaba (SP).
Nova Odessa e Saltinho dividem a 62ª posição, com IDHM de 0,791, e Piracicaba está no 92º lugar, com índice de 0,785. Nestas três cidades, o desenvolvimento é considerado "alto". Já em Águas de São Pedro, o IDHM é "muito alto", conforme a pesquisa.
O estudo do Pnud é baseado em dados do Censo 2010. Quanto mais próximo de zero, pior o desenvolvimento humano; quanto mais próximo de 1, melhor. Confira a posição das cidades da região por ordem alfabética no quadro ao lado.
Em outros 13 municípios da região, apesar de estarem fora da lista dos 100 mais desenvolvidos, o índice ainda é considerado "alto" pela pesquisa. Apenas Elias Fausto (SP), com IDHM de 0,695, apresentou desenvolvimento "médio", segundo o órgão da Organização das Nações Unidas (ONU). Não há, na região de Piracicaba, cidades com desenvolvimento "baixo" ou "muito baixo".
O índice considera indicadores de longevidade (saúde), renda e educação e mede o nível de desenvolvimento humano de determinada região. É a terceira vez que o Pnud realiza o levantamento sobre a situação nos municípios do país. As outras edições da pesquisa foram divulgadas em 1998 e 2003.
Por: Portal G1