Bairros planejados são mais seguros - Altos do São Francisco
terça-feira, 26 de novembro de 2013![]() |
Altos do São Francisco Piracicaba |
![]() | |
|
![]() |
Altos do São Francisco Piracicaba |
O conceito de bairro planejado surgiu nos Estados Unidos. No Brasil, o pioneiro foi Alphaville, construído em Barueri, próximo a São Paulo. Nos últimos anos, no entanto, esse tipo de empreendimento tem se proliferado rapidamente, atraindo moradores com as vantagens que oferece.
Em Piracicaba está sendo lançado o empreendimento Altos do São Francisco é um bairro planejado com infra-estrutura prontas além disso conta com sistema de vigilância e patrulhamento implantado e mantido pelo empreendedor durante 2 anos. Ao final desse período estes recursos serão transferidos a guarda civil ou para a associação de bairro dar continuidade ao trabalho.
Diferentemente do que se pensa, não é permitido restringir a circulação de pessoas e carros nos bairros planejados. "É constitucionalmente proibido impedir o direito de ir e vir", diz Viana Neto, mas ele completa que, mesmo assim, essas comunidades são mais seguras do que o normal. "Esses locais geralmente têm guardas privadas para complementar a ação da polícia, e, ainda que seja proibido restringir a circulação de estranhos, a entrada pode ser fiscalizada", explica o presidente do Creci-SP.
Apesar de a segurança ser importante, Portugal considera que é outra a maior vantagem de se viver em um bairro planejado. "O importante é a autogestão, a possibilidade de administração do espaço em que se vive." Isso ocorre porque, se quiserem, os moradores constituem uma associação, que recebe da prefeitura a concessão para realizar alguns serviços, antes de responsabilidade pública, como a limpeza, a conservação de vias públicas e o planejamento urbanístico. "A autogestão leva à ideia de que o coletivo é de todos, e não de ninguém, como, infelizmente, costuma ocorrer", completa Portugal.
Quer conhecer o bairro Altos do São Francisco? Clique aqui.
Fonte: Terra.com.br