Caterpillar inaugura nova fábrica
quarta-feira, 6 de novembro de 2013
A Caterpillar Brasil inaugura sua nova fábrica em Piracicaba. A cidade — que abriga a sede da multinacional no Brasil — foi novamente escolhida, dessa vez para a instalação de uma unidade especialmente voltada para remanufatura de componentes de motores e montagem de mangueiras hidráulicas.
Segundo a empresa, três fatores foram essenciais para a decisão de trazer para cá a nova fábrica: a política de sustentabilidade adotada pelo Estado de São Paulo (com um governo comprometido com a questão ambiental, assim como a Caterpillar), a infraestrutura existente em Piracicaba e a proximidade com a sede da Caterpillar Brasil e o Centro de Distribuição de Peças. A nova empresa começa a funcionar quarta-feira (06/11), empregando 80 funcionários entre operacionais e técnicos.
Segundo a Caterpillar, a fábrica foi instalada em uma área de 10 mil metros quadrados, que antigamente era utilizada pela empresa Delphi, no Distrito Industrial Unileste. O prédio foi alugado, reformado e reestruturado para receber a unidade de remanufatura e mangueira. A nova fábrica foi anunciada em junho do ano passado pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) durante a Rio+20. Foram investidos R$ 20 milhões para a instalação das duas unidades.
Uma das principais vantagens da implantação da nova fábrica é que agora as peças não precisarão mais ser importadas. O material será produzido exclusivamente no Brasil.
“Essa será a primeira fábrica de remanufatura da Caterpillar na América do Sul usando tecnologia CAT Reman. Estamos satisfeitos em poder desenvolver essa nova operação e continuar a crescer no Brasil”, afirmou o presidente da Caterpillar Brasil, Luiz Carlos Calil.
Ele explicou que, no processo de remanufatura, os componentes no fim da vida útil são desmontados, limpos, rigorosamente inspecionados e, se aprovados, são reaproveitados por meio das avançadas tecnologias de recuperação da Caterpillar. Os componentes recuperados são, então, combinados com peças CAT genuínas novas em componentes de motores CAT Reman. Os produtos ainda são testados para confirmar que atendem às especificações e padrões de qualidade e têm a mesma garantia das peças novas. “Essa é uma das contribuições mais importantes da Caterpillar para o desenvolvimento sustentável, já que ampliamos a vida útil de recursos não renováveis”, ressaltou Calil.
Vice-presidente da Divisão de Remanufatura e Componentes da empresa, Greg Folley destacou o comprometimento da empresa com a sustentabilidade e se mostrou orgulhoso com a nova unidade. “Os produtos remanufaturados reduzem os custos operacionais do equipamento ao mesmo tempo em que ampliam a disponibilidade para o trabalho. A vantagem para o meio ambiente está na redução de até 85% de energia, 90% de água, 99% de matérias-primas e 99% de resíduos sólidos, utilizando assim menos espaço de aterro”, apontou.
REFERÊNCIA — Para Luciano Almeida, presidente da Investe SP (agência vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia que tem como objetivo principal estimular a expansão de empreendimentos que já estão em São Paulo), a remanufatura é uma tecnologia nova no Brasil. “São Paulo sai na frente como referência na atração desse setor.”
No mesmo local da fábrica Reman também vai funcionar uma fábrica de mangueiras hidráulicas para dar suporte à expansão dos negócios da Caterpillar no país.
Por: Jornal de Piracicaba