Elevador do Mirante começa a funcionar este fim de semana
sexta-feira, 8 de novembro de 2013
O elevador panorâmico da nova ponte do Mirante começa a funcionar neste fim de semana. A solenidade para entrega oficial do equipamento está marcada para às 20h de quinta-feira (07/11) e o espaço já estará aberto a visitação a partir de sexta-feira (08/11). No entanto, segundo a prefeitura, caso chova, o evento será cancelado e o elevador funcionará a partir de sábado (09/11).
O elevador funcionará às sextas-feiras, sábados, domingos e feriados das 11h às 19h e o passeio custará R$ 2. Às sextas-feiras, no entanto, a visitação será gratuita, exceto quando a data for feriado, de acordo com o governo municipal. A responsabilidade do equipamento é da MKTT, que venceu licitação para exploração do espaço. “Durante o horário de verão, período do Natal ou outras datas festivas, o elevador poderá funcionar em horários alternativos, se previamente autorizado pela Secretaria de Turismo”, informou a prefeitura quando a empresa venceu o processo licitatório para exploração do espaço, no final de setembro.
O elevador, com capacidade para 11 pessoas, dá acesso ao Mirante, com 24 metros de altura e cuja vista possibilita contemplar grande parte da extensão do rio Piracicaba, o Engenho Central e o Parque do Mirante, por exemplo. O espaço, na ponte Caio Tabajara, inaugurada em agosto do ano passado, conta com sanitários masculino, feminino e adaptado, lanchonete e depósito.
A empresa administrará o espaço do elevador pelos próximos cinco anos. O prazo de exploração é prorrogável por igual período. Também em setembro, o Jornal de Piracicaba noticiou que o local apresentava sinais de abandono desde que foi alvo de depredações no mês de julho. O espaço que abrange o equipamento estava sem porta e o banheiro tinha lixo e fezes. A prefeitura informou que implantaria equipamentos de segurança, como câmeras, alarme e grades no local, com objetivo “de impedir novas tentativas de vandalismo e de resguardar o patrimônio público”, o que seria concluído antes de a empresa assumir o serviço. A MKTT, em sua proposta, ofereceu repasse mensal de 3% do faturamento para o Fumtur (Fundo Municipal de Turismo).
Em maio deste ano, o Executivo enviou à Câmara de Vereadores projeto de lei para conceder o uso do espaço à iniciativa privada. A justificativa do prefeito Gabriel Ferrato (PSDB) para terceirização era de que a medida iria “dinamizar os serviços prestados”
Por: Jornal de Piracicaba
Por: Jornal de Piracicaba