Piracicaba se firma como 26ª cidade mais inteligente do país, segundo estudo

quarta-feira, 15 de junho de 2016

     Impulsionada pela avançada legislação urbanística e pelos bons índices de investimento na área da educação, Piracicaba se firmou como a 26ª cidade mais inteligente do país no ranking Connected Smart Cities (cidades inteligentes conectadas, em tradução livre), divulgado essa semana pela consultoria Urban Systems. O estudo envolveu mais de 700 municípios brasileiros e mapeou 73 indicadores diferentes que vão do empreendedorismo e economia da cidade à sustentabilidade, conectividade e mobilidade urbana.

      No ranking geral, Piracicaba subiu duas posições com relação ao ano passado, quando a primeira versão do levantamento foi divulgada. Na ocasião, a cidade ocupava a 28º posição nacional, com 23,68 pontos de 63 que eram possíveis. Desta vez, o município alcançou 28,838 pontos. Nos rankings setoriais, a cidade se destacou nas áreas de Urbanismo (foi da 28ª para a 20ª posição no país), Tecnologia e Inovação (36º) e Educação (50º).

     “A cidade de Piracicaba, 26ª colocada no ranking, está em uma posição muito boa se considerarmos que foram avaliados mais de 700 municípios nessa pesquisa. Porém, duas questões são muito importantes: ainda há muito que as cidades podem fazer para galgar um desenvolvimento maior e atingir níveis de cidades inteligentes nos modelos das cidades europeias e americanas. Piracicaba pode e deve melhorar principalmente nos indicadores dos setores de saúde, segurança e mobilidade”, informou Willian Rigon, coordenador de inovação e conteúdo da Urban System.

      O estudo envolveu 11 principais setores — mobilidade, urbanismo, meio ambiente, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo e governança. Cada área foi desmembrada em diversos pontos, compondo 73 indicadores. Na área de tecnologia, por exemplo, foram considerados fatores como cobertura 4G na cidade, número de patentes e se havia a existência de banda larga popular por exemplo.

       Em relação ao setor de Urbanismo, foram determinantes para o bom desempenho de Piracicaba o fato da cidade ter leis de ordenação de solo com menos de dez anos, o que os torna relativamente novos. “Isso pode ser interpretado como uma preocupação da cidade na atualização de suas leis, o que é positivo para que o ordenamento seja realizado de forma mais coesa com as novas tendências de desenvolvimento. Além disso, a emissão de certidão negativa de débito e alvará podem ser feitas no site da prefeitura, agilizando processos burocráticos. A cidade conta ainda com índices de abastecimento de água, coleta de esgoto e cobertura do serviço de coleta de resíduos sólidos próximos de 100%, segundo dados do Sistema Nacional de Informações Sobre Saneamento”, informou Rigon.

       Na educação, a cidade foi destaque por ter uma média ponderada do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2015 superior a registrada em municípios melhores colocados (nota de 577,4) e por ter um elevado percentual de professores no ensino médio que possuem ensino superior: 94%. “A cidade também conta com um investimento per capita em educação (despesa municipal realizada) considerado alto, de R$ 805,30, superior a São Paulo e a Florianópolis, por exemplo”, disse o coordenador.